Geral
AGU vai ao Supremo para defender decreto do IOF
Justiça, IOF, Congresso Nacional, Aumento de Impostos
A derrubada do decreto do IOF pelo Congresso Nacional violou a separação dos Poderes na avaliação da Advocacia-Geral da União (AGU), que entrou com uma ação, nesta terça-feira (1), no Supremo Tribunal Federal (STF).


O ministro da AGU, Jorge Messias, explicou que a ação é baseada em 3 pontos. O Decreto Legislativo aprovado no Congresso comprometeu uma função própria do Executivo, que é tratar da política fiscal e tributária. Além disso, violou a separação dos Poderes e criou uma insegurança política, porque o decreto presidencial já havia gerado efeitos válidos.
Jorge Messias disse que os chefes da Câmara e do Senado foram avisados sobre a ação. Ele explicou ainda que a ação da AGU defende o decreto presidencial, mas sem atacar a decisão do Congresso.
A análise sobre o tema, feita a pedido do presidente Lula, começou na semana passada. Segundo, Messias a discussão é meramente técnica e jurídica.
O Ministério da Fazenda havia alterado algumas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para tentar arrecadar cerca de R$ 20 bilhões para fechar as contas do governo. No entanto, na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o decreto.
1:58
Mais lidas
-
1CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
2
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
3REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027


