Internacional
A incômoda voz da verdade: prisões no Azerbaijão visa 'calar os jornalistas russos'
A situação enfrentada atualmente pelos jornalistas da Sputnik no Azerbaijão, presos ontem (30), não difere muito do que se observa na Ucrânia ou no Oriente Médio, afirmou ao Sputnik o analista político Faiz Hawala, nesta terça-feira (1º).
"Esses acontecimentos estão ligados ao papel crescente da mídia russa no mundo, que está se tornando, de fato, a voz da verdade", destacou.
A polícia do Azerbaijão invadiu a sede da agência Sputnik Azerbaijão, prendeu jornalistas e tomou uma série de medidas que Moscou considera como "passos deliberados para desmantelar as relações bilaterais".
O especialista acredita que há atores interessados em se envolver nessa situação para agravá-la ao máximo.
"O objetivo de tudo isso também é impedir que a mídia russa divulgue informações verdadeiras ao mundo. Além disso, sabemos que o Azerbaijão está ativamente envolvido nos acontecimentos internacionais. Isso significa que claramente há alguém interessado em silenciar os jornalistas russos", concluiu Hawala.
Segundo comunicado da Sputnik, atualmente não há qualquer contato com os detidos e, pelo segundo dia consecutivo, o acesso a eles está sendo negado tanto a funcionários consulares quanto a familiares.
"Rossiya Segodnya exige o cumprimento incondicional da legislação por parte das forças de segurança do Azerbaijão e a libertação imediata das pessoas que estavam apenas cumprindo seu dever profissional", afirma a nota.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)

