Internacional
Número de trabalhadores ativos na Itália bate recorde
Por outro lado, taxa de desemprego também aumentou em maio
O número de pessoas empregadas na Itália atingiu 24,3 milhões em maio, o maior patamar desde o início da série histórica, em 2004, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) nesta quarta-feira (2).
Segundo o Istat, a cifra representa uma alta de 80 mil vagas preenchidas (+0,3%) em relação a abril de 2025 e de 408 mil (+1,7%) na comparação com maio de 2024.
Já em relação a janeiro de 2020, último mês antes de a pandemia de Covid-19 se abater sobre o país, são quase 1,3 milhão de trabalhadores ativos a mais.
Ainda segundo o Istat, a taxa de ocupação na Itália subiu 0,2 ponto percentual, chegando a 62,9%.
Por outro lado, o desemprego também cresceu, para 6,5% (+0,4 ponto), enquanto a população economicamente inativa diminuiu 0,5 ponto, para 32,6%, menor nível já registrado.
O número de desempregados alcançou 1,691 milhão, um acréscimo de 113 mil em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, o aumento foi de 15 mil. Entre os jovens, o índice de desemprego saltou 1,7 ponto, atingindo 21,6%.
"Os dados de hoje nos confortam e confirmam a direção tomada pelo governo. Nossas políticas incentivam o trabalho, sobretudo aquele estável, e nosso objetivo é dar cada vez mais apoio aos jovens e às mulheres", disse a ministra do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, Marina Calderone.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
3FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5JUSTIÇA
STF pode julgar nova revisão da Lei da Anistia em 2025

