Internacional
Irã diz que participação da UE em negociação de acordo nuclear é irrelevante e sem sentido
Em críticas firmes à União Europeia (UE), o ministro de Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou nesta quarta, 2, que a participação do bloco nas negociações nucleares é "irrelevante e, portanto, sem sentido". Em publicação no X, o ministro rechaçou qualquer chance de a discussões terminarem com o fim do programa nuclear iraniano.
Repercutindo declarações da chefe das relações Exteriores da UE, Kaja Kallas, sobre negociações pelo encerramento do programa, Araghchi disse que a diplomata desconsidera as disposições do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), "que afirmam explicitamente o direito de todos os signatários de desenvolver, pesquisar e usar tecnologia nuclear para fins pacíficos". Acrescentou que as disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU e do JCPOA "não têm mais validade, tornando, assim, o chamado mecanismo de snapback infundado".
Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou a suspensão da cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como "inaceitável". "Usaremos a palavra 'inaceitável', que o Irã tenha escolhido suspender a cooperação com a AIEA num momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade", disse, ao ressaltar que o país deve cooperar "completamente, sem mais demoras".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
3FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5JUSTIÇA
STF pode julgar nova revisão da Lei da Anistia em 2025

