Internacional
EUA criticam Irã por interromper cooperação com agência da ONU
País considerou ser 'inaceitável' a decisão tomada por Teerã
Os Estados Unidos condenaram nesta quarta-feira (2) a decisão do Irã de interromper sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, avaliou em uma coletiva de imprensa que a ação de Teerã foi "vergonhosa".
"É inaceitável que o Irã tenha optado por suspender a cooperação com a Aiea em um momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade", declarou.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, interrompeu a ligação com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) pouco tempo depois de uma lei em relação ao tema ter sido aprovada pelo Parlamento do país persa.
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que a decisão de Teerã é "preocupante", além de ter afirmado que o secretário-geral do órgão, António Guterres, apelou para que o Irã "coopere" com a Aiea.
O Pentágono, por sua vez, declarou que os ataques efetuados pelos EUA contra as instalações nucleares do Irã atrasaram o programa do país em até dois anos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
3FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)

