Internacional
Rússia se torna primeiro país a reconhecer formalmente o governo do Talibã no Afeganistão
A Rússia se tornou nesta quinta-feira, 3, o primeiro país a reconhecer formalmente o governo do Talibã no Afeganistão desde que o grupo tomou o poder em 2021, após Moscou removê-lo de sua lista de organizações proibidas.
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que recebeu credenciais do recém-nomeado embaixador do Afeganistão, Gul Hassan Hassan. O reconhecimento oficial promoverá uma "cooperação bilateral produtiva", afirmou o ministério em comunicado.
Já o Afeganistão chamou isso de um passo histórico e citou o ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, ao saudar a decisão como "um bom exemplo para outros países".
O Talibã assumiu o controle do país em agosto de 2021, após a retirada das forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Desde então, eles têm buscado reconhecimento internacional enquanto também impõem sua interpretação estrita da lei islâmica.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

