Alagoas
Mais de 40 grupos formais de produtores alagoanos abastecerão escolas da rede estadual de ensino
Reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a promoção de uma alimentação escolar de qualidade, foi publicado esta semana o resultado completo da Chamada Pública nº 001/2025, que seleciona associações e cooperativas da agricultura familiar para fornecer gêneros alimentícios ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e abastecer as escolas da rede pública estadual de ensino durante este ano.
A seleção contemplou mais de 40 grupos formais de produtores, seguindo a Lei nº 11.947/2009, que determina o investimento mínimo de 30% dos recursos do PNAE na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Para Raquel Vasconcelos, superintendente de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), umas das pastas responsáveis por este processo, a iniciativa é de fundamental importância para o fortalecimento da economia rural local, reconhecendo e valorizando o trabalho dos pequenos agricultores, além de garantir qualidade na alimentação servida aos estudantes da rede.
 0001.jpg)
“A chamada pública destinada à aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar é um importante instrumento para ofertarmos aos nossos estudantes alimentos produzidos em âmbito local, frescos e saudáveis e uma maneira significativa de contribuirmos no desenvolvimento econômico do Estado ao investirmos no seguimento”, detalha Raquel.
Segundo a superintendente, o processo seguirá para a finalização dos trâmites administrativos e garantir o fornecimento até o final do ano. “O processo é extenso e complexo, mas contar com a parceria da Amgesp, PGE e Segov torna-o mais transparente. A partir de agora seguimos para a parte prática: celebração de assinaturas de contratos e aquisição dos alimentos que serão utilizados durante todo o segundo semestre do ano letivo vigente”, comemora.
Entre os itens aprovados, destacam-se frutas como banana, goiaba, melancia e acerola; hortaliças como alface, coentro e cenoura; além de alimentos típicos da culinária regional, como macaxeira, farinha de mandioca e leite de coco.
 0002.jpg)
Em Marechal Deodoro, por exemplo, a Associação dos Moradores, Agricultores e Produtores Rurais do Povoado Sucupira e Adjacências foi selecionada para fornecer diversos produtos, como abóbora, cebola, batata-doce e chuchu. Já a tradicional Cooperativa Pindorama será responsável pelo fornecimento de itens como arroz, açúcar e leite de coco em vários municípios.
O resultado completo da Chamada Pública nº 001/2025 pode ser acessado no site da Seduc www.educacao.al.gov.br, na aba de Avisos.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
4REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
5CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+

