Cidades
Aguas do Sertão não pode mais abrir buracos em Penedo para trocar tubulações sem restaurar o calçamento como encontrou
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), intensificou a fiscalização sobre as obras da concessionária Águas do Sertão (CONASA).
A partir de agora, a empresa está proibida de realizar novas escavações para obras de troca de tubulação – que fazem parte do plano de modernização da rede de abastecimento – sem que antes corrija completamente as falhas encontradas nas recomposições dos trechos já abertos.
A medida foi tomada após diversas notificações emitidas pela SEINFRA, com base em vistorias técnicas realizadas em vias como a Avenida Getúlio Vargas, Rua Santa Fernanda, Rua Duque de Caxias, Largo de Fátima, Rua da Aliança Liberal e João Ramalho.
Em todos os pontos vistoriados, os técnicos da Prefeitura constataram serviços de baixa qualidade, como: falta de espaçamento e alinhamento correto entre os paralelepípedos, pedras desniveladas após aplicação de placa vibratória, rejunte cobrindo totalmente as pedras, falta de sinalização e isolamento adequados, resíduos da obra não removidos, recalques no asfalto e atrasos na recomposição.
Em uma das notificações, a Prefeitura de Penedo determinou oficialmente a paralisação imediata de novas escavações para troca de tubulação em diversas vias até que os reparos anteriores sejam devidamente executados dentro dos padrões exigidos
É importante destacar que os serviços emergenciais, como os de correção de vazamentos e manutenções pontuais, podem continuar sendo realizados pela Águas do Sertão (CONASA), por se tratarem de ações essenciais para garantir o fornecimento de água.
No entanto, também nesses casos, a recomposição do calçamento deve ser feita de forma correta e dentro do prazo adequado, sob pena de novas notificações e responsabilizações.
A secretária municipal de Infraestrutura, Amanda Lima, comenta que a atuação da prefeitura é pautada pela legalidade e pelo compromisso com a qualidade de vida dos penedenses.
“A SEINFRA tem feito seu papel dentro dos limites legais. Já notificamos, cobramos e agora determinamos a suspensão das novas escavações para substituição de tubulações. Se tivéssemos um poder regulatório maior, as ações seriam ainda mais enérgicas. Mas o que está ao nosso alcance está sendo feito com responsabilidade, seriedade e zelo com a cidade”, afirma Amanda.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


