Cidades
Aguas do Sertão não pode mais abrir buracos em Penedo para trocar tubulações sem restaurar o calçamento como encontrou

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), intensificou a fiscalização sobre as obras da concessionária Águas do Sertão (CONASA).
A partir de agora, a empresa está proibida de realizar novas escavações para obras de troca de tubulação – que fazem parte do plano de modernização da rede de abastecimento – sem que antes corrija completamente as falhas encontradas nas recomposições dos trechos já abertos.
A medida foi tomada após diversas notificações emitidas pela SEINFRA, com base em vistorias técnicas realizadas em vias como a Avenida Getúlio Vargas, Rua Santa Fernanda, Rua Duque de Caxias, Largo de Fátima, Rua da Aliança Liberal e João Ramalho.
Em todos os pontos vistoriados, os técnicos da Prefeitura constataram serviços de baixa qualidade, como: falta de espaçamento e alinhamento correto entre os paralelepípedos, pedras desniveladas após aplicação de placa vibratória, rejunte cobrindo totalmente as pedras, falta de sinalização e isolamento adequados, resíduos da obra não removidos, recalques no asfalto e atrasos na recomposição.
Em uma das notificações, a Prefeitura de Penedo determinou oficialmente a paralisação imediata de novas escavações para troca de tubulação em diversas vias até que os reparos anteriores sejam devidamente executados dentro dos padrões exigidos
É importante destacar que os serviços emergenciais, como os de correção de vazamentos e manutenções pontuais, podem continuar sendo realizados pela Águas do Sertão (CONASA), por se tratarem de ações essenciais para garantir o fornecimento de água.
No entanto, também nesses casos, a recomposição do calçamento deve ser feita de forma correta e dentro do prazo adequado, sob pena de novas notificações e responsabilizações.
A secretária municipal de Infraestrutura, Amanda Lima, comenta que a atuação da prefeitura é pautada pela legalidade e pelo compromisso com a qualidade de vida dos penedenses.
“A SEINFRA tem feito seu papel dentro dos limites legais. Já notificamos, cobramos e agora determinamos a suspensão das novas escavações para substituição de tubulações. Se tivéssemos um poder regulatório maior, as ações seriam ainda mais enérgicas. Mas o que está ao nosso alcance está sendo feito com responsabilidade, seriedade e zelo com a cidade”, afirma Amanda.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
2MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
3MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal