Cidades
Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Arapiraca acaba de dar mais um importante passo rumo a uma rede de saúde mais inclusiva e fortalecida. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município passou a integrar Rede Nacional de Carga Viral Rápida (CVR), uma iniciativa do Ministério de Saúde (MS) que visa ampliar o acesso a exames de biologia molecular para diagnóstico e monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, hepatites B e C, clamídia e gonorreia.
Nos dias 2 e 3 de julho de 2025, o município sediou o treinamento técnico promovido pelo MS para capacitação dos profissionais que irão operar o equipamento GeneXpert, que já está instalado no CTA/SAE Arapiraca e será utilizado de forma compartilhada com o Laboratório Municipal, permitindo maior agilidade na liberação dos resultados dos exames, que antes precisavam ser enviados para a capital, Maceió.
Segundo a secretária, Rafaella Albuquerque, a nova fase representa um marco para Arapiraca e para todos os municípios da 7ª Região de Saúde, que serão beneficiados com diagnósticos mais rápidos e precisos. “Essa conquista fortalece significativamente o cuidado às pessoas que vivem com HIV, hepatites virais e outras ISTs em nosso município. Com exames realizados aqui mesmo, ganhamos em tempo, acesso e qualidade na atenção. Arapiraca reafirma seu compromisso com a saúde integral e com a equidade no SUS”, declarou.
A Rede CVR utiliza uma metodologia de ponta indicada especialmente para locais com estrutura laboratorial limitada. A instalação em Arapiraca foi possível graças ao atendimento de todos os critérios técnicos definidos pelo MS, incluindo estrutura física adequada, profissionais capacitados e garantia de integração aos sistemas nacionais de informação.
“A chegada do GeneXpert qualifica a resposta da vigilância em saúde ao ampliar nossa capacidade diagnóstica com base em evidências e em tempo oportuno. É uma ferramenta que fortalece a integração entre os níveis de atenção, contribuindo para o controle das infecções sexualmente transmissíveis e para a tomada de decisão mais precisa em nosso município”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo.
Além dos testes de carga viral para HIV, Hepatites B e C, o equipamento também permitirá, futuramente, a realização de exames para detecção rápida de clamídia e gonorreia, ampliando a capacidade de resposta do município frente às infecções sexualmente transmissíveis.
Essa iniciativa integra o esforço nacional pela ampliação do acesso ao diagnóstico e ao monitoramento em tempo oportuno, com impacto direto no cuidado às gestantes, recém-nascidos expostos, pessoas vivendo com HIV/AIDS, usuários em tratamento para hepatites e outras populações prioritárias.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
2MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
5NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal