Internacional
Papa Leão XIV nomeia novo presidente para comissão que cuida da tutela de menores
O papa escolheu Thibault Verny como o novo chefe da comissão do Vaticano para coibir casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica.
Esta é a primeira posição que Leão XIV ajusta desde sua eleição como pontífice, ocorrida em 8 de maio deste ano, após a morte de Francisco.
Verny, será presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, mas, conforme o anúncio, seguirá sendo arcebispo de Chambéry, no sudeste da França.
"Com profunda humildade e sincera gratidão, agradeço ao Santo Padre, papa Leão XIV, por minha nomeação. Estou honrado com a confiança que me foi depositada, plenamente consciente da grave e sagrada missão confiada à comissão: ajudar a Igreja a tornar-se cada vez mais vigilante, responsável e compassiva na proteção dos mais vulneráveis", disse o arcebispo Verny, em um comunicado após a sua nomeação.
O tema em questão tem sido um dos maiores desafios da Igreja nos últimos anos, e coube em grande parte a Francisco tomar medidas. Durante seu pontificado, uma série de escândalos de abuso sexual em larga escala foram descobertos em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Polônia, Austrália, Chile e El Salvador.
Sua terra natal não foi exceção: padres católicos estiveram envolvidos no abuso sexual de crianças surdas, dois dos quais já foram condenados a mais de 40 anos de prisão cada. Todos esses casos trouxeram um escrutínio adicional à forma como a Igreja Católica lida com casos de abuso sexual. Francisco, acusado de encobrir o abuso do cardeal americano Theodore McCarrick, tomou medidas firmes para conter a crise.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


