Internacional
Ministro das finanças russo defende criação de mecanismo que facilite o comércio entre países BRICS
Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o ministro das finanças russo, Anton Siluanov, destacou medidas que permitem que os países-membros do BRICS encontrem facilidades para negociar entre si sem obstáculos.
De acordo com o ministro, está sendo discutido a criação de um instrumento de garantia na base do Novo Banco de Desenvolvimento.
"Nesse caso, criamos toda a infraestrutura financeira necessária para que as pessoas, os cidadãos dos nossos países, e os empresários pudessem, sem obstáculos, realizar suas contas, fazer negócios nos territórios dos BRICS", explicou Siluanov.
O objetivo do acordo, segundo o ministro, é justamente criar condições necessárias para que os países possam fazer negócios sem restrições.
A Rússia, por exemplo, traz sua expertise para propor mudanças no cenário internacional a partir da mudança de rota necessária que o país precisou fazer após sofrer uma série de sanções e, ainda assim, crescer num ritmo de 4% ao longo dos últimos anos.
À Sputnik, Siluanov revelou que a Federação da Rússia, quando começou a ser atingida pelas sanções, concentrou suas atenções nas pessoas, sobretudo nas famílias de menor renda.
"Nós ajudamos as famílias com filhos que se enfrentam com dificuldades e ajudamos com recursos financeiros adicionais", contou.
Além disso, o ministro apontou que a nação também voltou as atenções para o setor tecnologia e passou a desenvolver muitos produtos que importava.
"Ampliamos as competências correspondentes em setores de construção de máquinas, em setores de produção de rádio e eletrônica, nas coisas que nós comprávamos do exterior para importação, nós lançamos produtos diferentes, técnicas, coisas tecnológicas para os motores, para a construção de aviões, para a construção de carros", afirmou, acrescentando que a Rússia passou a substituir as competências que comprava pelas produzidas no próprio país.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


