Internacional
Declaração do Brics alerta contra concentração de Inteligência Artificial Geral
A declaração dos líderes do Brics sobre Inteligência Artificial (IA), divulgada neste domingo, 6, alerta sobre uma possível concentração da Inteligência Artificial Geral (AGI), caso contrário, a tecnologia teria potencial para exacerbar desigualdades.
"Se concentrada nas mãos de poucos atores, a AGI pode exacerbar as desigualdades e criar novas formas de dependência tecnológica, impondo sérios desafios ao desenvolvimento sustentável", ressaltou o documento, acrescentando que a AGI demanda uma abordagem "prudente".
"É crucial que a pesquisa sobre a Inteligência Artificial Geral (AGI) seja desenvolvida de forma ética e implantada de forma responsável e confiável, com vistas a ajudar a acelerar o crescimento econômico, especialmente nos países em desenvolvimento, e a enfrentar desafios econômicos e sociais prementes", defenderam os líderes do Brics.
O texto diz ainda que os países do bloco buscarão adotar "posição comum e proativa" em prol de um ambiente digital equitativo para todos. Além disso, os líderes mencionam intenção de identificar "perspectivas comuns e intensificar os esforços coletivos globais para operacionalizar o Diálogo Global da ONU sobre Governança de IA e o Painel Científico Internacional Independente sobre IA, garantindo papéis significativos e participação dos países em desenvolvimento".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

