Internacional
Presidente do Irã acusa Israel de tentar assassiná-lo
Pezeshkian disse que país buscou bombardear área de uma reunião
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta segunda-feira (7) que as autoridades israelenses tentaram assassiná-lo.
Em uma entrevista ao canal americano Fox News, o mandatário de 70 anos declarou que Tel Aviv tentou bombardear a área onde estava acontecendo uma reunião.
"Sim, eles tentaram e agiram de acordo, mas falharam. Não foram os Estados Unidos os responsáveis pela tentativa, foi Israel. Eu estava em uma reunião e eles tentaram bombardear as áreas onde estávamos realizando esse encontro", disse Pezeshkian ao apresentador Tucker Carlson.
No decorrer da guerra de 12 dias travada por israelenses e iranianos no mês passado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) assassinaram diversas lideranças militares e científicas de Teerã. Além disso, o país chegou a ameaçar o líder supremo dos persas, aiatolá Ali Khamenei.
Eleito presidente do Irã há um ano, Pezeshkian também falou sobre as relações de seu país com os Estados Unidos. Na visão do mandatário, Teerã "não tem problema" em retomar as negociações nucleares com Washington, desde que a confiança entre os dois seja restaurada.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


