Internacional
Macron diz que França e Reino Unido vão "salvar a Europa", em visita de Estado
O presidente francês, Emmanuel Macron, instou o Reino Unido a se manter próximo de seus vizinhos, apesar da saída dos britânicos da União Europeia (UE), dizendo que "a França e o Reino Unido 'salvarão a Europa'" ao defender a "democracia, a lei e a ordem internacional em um mundo perigoso", em vista de Estado nesta terça-feira, 8.
"O Reino Unido e a França devem mais uma vez mostrar ao mundo que nossa aliança pode fazer toda a diferença", disse, ao acrescentar que "salvarão" a Europa "pelo nosso exemplo e nossa solidariedade."
Segundo Macron, embora os britânicos tenha deixado o bloco, "o Reino Unido não pode ficar à margem. Porque defesa e segurança, competitividade e democracia estão conectados em toda a Europa como um continente". Ele também afirmou que a Europa deve fortalecer sua economia e defesas e reduzir sua dependência "tanto dos EUA quanto da China".
Nesta quarta, 9, é esperado que a política fique em destaque, com a reunião de Macron e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para conversas sobre migração, defesa e investimentos.
A viagem de Macron, a convite do Rei Charles III, é a primeira visita de Estado ao Reino Unido por um chefe da UE desde o Brexit, e um símbolo do desejo do governo britânico de redefinir as relações com o bloco.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


