Internacional
Para especialistas, big techs influenciaram em tarifaço de Trump
Internacional, big techs, tarifaço de Trump, Tarifaço EUA
As big techs dos Estados Unidos – gigantes que controlam as plataformas digitais – influenciaram na decisão do presidente americano Donald Trump de tarifar em mais de 50% todos os produtos brasileiros. Essa é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil.


A professora de relações internacionais Camila Vidal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), avalia que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal e a criação de regras para atuação das redes sociais no Brasil levaram Trump a tomar essa decisão.
“Os Estados Unidos são uma economia cada vez mais centrada nos serviços e as big techs têm um papel essencial nesse setor. São as big techs que hoje mantêm a liderança econômica dos Estados Unidos. Portanto, existe um receio de efeito dominó a partir do exemplo que o Brasil pode dar para outros países, no sentido de limitar, de alguma maneira, a atuação dessas big techs.”
O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Carlos Prado diz que Brasil e União Europeia discutem a regulação das redes sociais.
“Isso é um processo que está em andamento não apenas no Brasil, mas a União Europeia (UE) já estabeleceu vários mecanismos de regulação da atividade desse grupo de grandes empresas de tecnologia. Esse processo é inevitável e está em andamento no Brasil não apenas por razões econômicas, mas também por razões não econômicas”.
O professor de economia da Unicamp Pedro Rossi explica que a discussão no Brasil não é ainda de taxação das big techs, mas apenas de regulação e punição em casos específicos de violação de leis brasileiras.
“O que Trump pede é, no fundo, um absurdo do ponto de vista diplomático. É uma ingerência e um desrespeito à soberania do Brasil. O que a Justiça brasileira vai fazer por conta de uma ameaça econômica? Isso não tem cabimento do ponto de vista internacional”.
Analistas consideram que a decisão de Trump funciona como sanção econômica com objetivo de chantagem política.
*Com informações da Agência Brasil
2:34
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate

