Internacional
Repressões contra migrantes são injustas e prejudicarão economia dos EUA, diz Sheinbaum
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou as ações em massa contra migrantes realizadas nos Estados Unidos e ainda as classificou como injustas e potencialmente prejudiciais à própria economia norte-americana.
"Essas operações são injustas. Elas vão prejudicar seriamente os EUA — os mexicanos e outros latino-americanos são a força de trabalho que sustenta a economia norte-americana. Se não houver essas pessoas nas fazendas da Califórnia, a colheita não será feita", declarou.
Em junho, o Departamento de Segurança Interna dos EUA informou que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas e da Patrulha de Fronteira realizaram uma operação em duas plantações nas cidades californianas de Carpinteria e Camarillo, resultando na detenção de cerca de 200 migrantes em situação irregular.
Durante a ação, foram encontrados pelo menos dez filhos de migrantes, que, segundo as autoridades, "foram resgatados de possíveis situações de exploração, trabalho forçado e tráfico de pessoas". As forças de segurança teriam enfrentado resistência de cerca de 500 pessoas, e um dos indivíduos teria aberto fogo contra os agentes.
A presidente informou que, no mesmo dia, as autoridades mexicanas receberam 25 ligações relatando detenções na Califórnia. O governo do México apura o número exato de cidadãos detidos. Segundo Sheinbaum, desde o início dessa campanha repressiva, 355 mexicanos já foram presos.
Desde o início do mandato de Donald Trump, em 20 de janeiro, os Estados Unidos repatriaram mais de 67 mil pessoas para o México, sendo que o número total de deportações ultrapassa 73 mil, ressaltou a presidente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


