Cidades
Agricultores familiares de Penedo vão colher mais de 300 toneladas de milho

A parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Governo do Estado, por meio do programa Planta Alagoas, vai beneficiar a agricultura familiar do município com a colheita de mais de 300 toneladas de milho (300 mil quilos). Nesta edição, 263 agricultores familiares estão sendo contemplados, com a previsão de colheita para o final de julho e mais de R$ 100 mil na economia local.
De acordo com o superintendente de Agricultura de Penedo, foram plantadas 429 tarefas de milho, abrangendo diversos povoados e agricultores cadastrados.
“Neste ano, foram beneficiados 263 agricultores, alcançando vários povoados de Penedo. Cada um recebeu 10 quilos de sementes de milho de alta qualidade, que podem ser utilizados para consumo humano, ração ou alimentação animal, de acordo com a necessidade. O Governo de Alagoas forneceu as sementes, enquanto a Secretaria de Agricultura de Penedo é responsável pela assistência técnica”, explicou Genildo Gomes.
Como funciona
O Governo de Alagoas doou 2.630 quilos de sementes de milho. Já a Prefeitura de Penedo ficou responsável pelo preparo do solo, plantio, fornecimento de horas-máquina (foram utilizadas 526 horas, com média de 2 horas por lote), e assistência técnica, com profissionais como técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos.
Ao todo, 263 agricultores participaram do projeto, cada um com uma média de 1,8 tarefa, totalizando 429 tarefas. A safra prevista é de mais de 300 toneladas de milho (300 mil quilos), que podem colocar na economia mais de R$ 100 mil.
“É uma parceria importante entre o Município e o Governo do Estado, com uma estimativa de 300 toneladas na colheita do milho. É um projeto que vai gerar renda para as famílias agricultoras. Com o programa Planta Alagoas, estamos diversificando as culturas, com o plantio de milho e feijão. Com essa iniciativa, os custos caem drasticamente para o pequeno produtor, já que o Estado entra com as sementes e a Prefeitura com as máquinas e a assistência técnica. Estamos trabalhando e cadastrando o agricultor, para que no próximo ano possamos ampliar o programa. Esse é o nosso papel, trabalhar pelo crescimento da agricultura, fortalecer e gerar renda”, enfatizou o secretário de Agricultura e também vice-prefeito, Valdinho Monteiro.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
-
5POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco