Geral
Taxação ao Brasil tem compreensão imprecisa dos fatos, diz Barroso
Justiça, stf, Luís Roberto Barroso, tarifaço de Trump
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, divulgou uma carta em que afirma que a taxação de 50% ao Brasil tem como base uma "compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos". Ele diz que, primeiramente, cabia ao Executivo e à diplomacia brasileira conduzir o assunto "ainda no calor dos acontecimentos" e que, agora, como chefe do Poder Judiciário, era preciso lembrar os fatos recentes ocorridos no Brasil.


Sem citar o nome de Jair Bolsonaro, o presidente do STF falou da tentativa de golpe e do plano para assassinar o presidente Lula, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes. Afirmou que foi necessário um tribunal independente para evitar o colapso das instituições, e ressaltou que as ações penais estão em curso, sendo julgadas com transparência.
Notícias relacionadas:
"Se houver provas, os culpados serão responsabilizados. Se não houver, serão absolvidos. Assim funciona o Estado democrático de direito", afirmou Luís Roberto Barroso, na carta intitulada Em defesa da Constituição, da democracia e da Justiça (leia na íntegra).
O assunto foi discutido durante o domingo (13) pelo presidente Lula, o vice-presidente e demais autoridades, inclusive ministros da equipe econômica. Pela manhã, o presidente Lula gravou um vídeo comendo jabuticaba no Palácio da Alvorada e brincando sobre levar um pouco da fruta para o presidente Donald Trump. O vídeo foi divulgado nas redes sociais da primeira-dama, Janja.
Também nesse domingo, pela manhã, o vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou que sai até esta terça (15) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, que vai permitir que o Brasil responda ao tarifaço anunciado por Donald Trump e previsto para entrar em vigor no dia 1º de agosto.
Será criado um grupo com integrantes também do setor privado, do setor agrícola e do industrial, para reagir a essa medida do governo dos Estados Unidos.
2:36
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

