Geral
STF inicia novos depoimentos de ação que investiga trama golpista
Começaram, nesta segunda-feira (14), novos depoimentos da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Até 23 de julho, serão ouvidas as testemunhas dos núcleos 2, 3 e 4 da trama golpista.


O relator do inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, ouviu, na tarde de hoje, o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid. O militar, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, é beneficiário de um acordo de delação premiada. Cid confirmou que o assessor Filipe Martins, réu pelo núcleo 2, levou um jurista para reuniões com o ex-presidente para apresentação de uma minuta de golpe. O militar reafirmou que Bolsonaro leu o documento e pediu alterações. A minuta previa a prisão de ministros do STF e do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mas Bolsonaro pediu que fosse alterada, para manter somente a prisão de Alexandre de Moraes.
São cinco os réus do núcleo 2, denunciados como os responsáveis pelo gerenciamento da organização criminosa; 12 réus são do núcleo 3, os que fariam ações coercitivas e de violência para o golpe de Estado; e sete são réus do núcleo 4, responsáveis pelas ações de desinformação e descredibilização do sistema eleitoral. Os réus são acusados dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio público.
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, não são permitidas fotos, gravações de áudio e vídeo nem transmissão ao vivo. Os advogados e a imprensa, no entanto, puderam acompanhar os depoimentos desta segunda-feira. Pela manhã, foram ouvidas três testemunhas de acusação, indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre as atividades do núcleo 2 da trama golpista. Nesta terça-feira (15), será a vez das testemunhas de defesa serem ouvidas.
No mês passado, foram prestados os depoimentos dos envolvidos no núcleo 1 da trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações da Agência Brasil
2:35
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

