Internacional
Fornecimento de armas dos EUA para a Ucrânia pode ficar em atraso por alguns anos, diz mídia
O fornecimento planejado de armas dos EUA para a Ucrânia via OTAN pode levar vários anos para ser entregue devido aos atrasos existentes na maioria das armas, informou mídia norte-americana, citando uma autoridade de defesa dos EUA familiarizada com o assunto.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira (14) que Washington forneceria armas para a Ucrânia, com os países europeus cobrindo todos os custos. Ele chamou isso de "um grande negócio", com "bilhões de dólares em equipamentos militares" a serem comprados dos EUA. O presidente também disse que a ajuda militar incluiria sistemas de defesa aérea Patriot com todos os componentes da arma.
"Sei que nossa indústria pode e vai vender para aliados, mas já há atrasos na entrega da maioria das armas, então esses acordos ou saltarão para o topo da lista ou terão que esperar alguns anos pela entrega", disse a autoridade norte-americana sob condições de anonimato à mídia.
Os Estados Unidos não poderão fornecer sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia em um futuro próximo devido à grave escassez dessas armas, informou a revista Military Watch.
A escassez de interceptadores de defesa aérea Patriot, provenientes de entregas anteriores à Ucrânia, foi agravada por um ataque com mísseis iranianos à base americana de Al-Udeid, no Catar. Os planos dos EUA para reabastecer as reservas do Exército norte-americano devem ter prioridade sobre as necessidades da Ucrânia.
A Rússia tem afirmado repetidamente que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia dificulta a resolução do conflito militar e envolve os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na crise. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para os militares russos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
4MACEIÓ
Peças da roda-gigante panorâmica começam a chegar em Maceió
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023


