Geral
Egressa da Ufal é aprovada em 2º lugar em mestrado da Unicamp
Conquista da ex-petiana, Anniele Sterfany Santos Leite, foi comemorada pelo PET Química do Campus Arapiraca
Anniele Sterfany Santos Leite, egressa do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, acaba de ser aprovada em 2º lugar no programa de mestrado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A conquista foi comemorada pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Química e do Laboratório de Soluções Sustentáveis e Inovação em Materiais Avançados (Labssima).
Sob orientação do professor Diógenes Meneses Santos, Anniele desenvolveu um estudo pioneiro sobre o uso do extrato de semente de jambo vermelho (Syzygium malaccense) como inibidor natural de corrosão em aço-carbono SAE 1020, material amplamente utilizado na indústria. A pesquisa, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), demonstrou que o extrato pode ser uma alternativa ecológica aos inibidores sintéticos tradicionais.
A pesquisa serviu como base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Investigação do extrato de semente de jambo vermelho como inibidor de corrosão em estruturas metálicas de aço-carbono SAE 1020. “A pesquisa de Anniele se destacou pelo rigor metodológico e aplicação prática, contribuindo para o desenvolvimento de soluções sustentáveis na área de proteção de materiais”, ressaltou o orientador, professor Diógenes.A aprovação de Anniele é resultado de uma trajetória acadêmica marcada por pesquisa inovadora e participação ativa em projetos científicos, incluindo a participação em eventos científicos estaduais e nacionais e a conquista de premiações como medalha de prata na Olimpíada Alagoana de Química, em 2018; e dois prêmios de Excelência Acadêmica na Ufal, em 2023.
Formação sólida
Anniele atribui sua formação acadêmica sólida ao apoio recebido no PET Química e no Labssima. "O PET me auxiliou de diversas formas, tanto academicamente, com grupos de estudo, quanto emocionalmente, pelo apoio dos amigos que fiz no programa. Sempre fui incentivada a participar de pesquisas, monitorias e eventos, o que foi crucial para minha aprovação no mestrado. Além disso, o professor Diógenes apresentou a Unicamp como uma possibilidade concreta, fortalecendo minha decisão de ingressar na instituição", reconheceu a estudante.
A tutora do PET Química, professora Thaissa Lúcio Silva, comemora a conquista da aluna. “É muito importante divulgar histórias como a de Anniele para motivar calouros e veteranos. Queremos mostrar que a dedicação à pesquisa e a participação em programas como o PET abrem portas para grandes oportunidades, como o mestrado em uma universidade de excelência como a Unicamp", ressaltou a professora.
Ao encerrar seu ciclo na Ufal, Anniele foi homenageada pelo PET Química em uma mensagem carinhosa publicada nas redes sociais. “Hoje nos despedimos da nossa querida Ani, que encerra um ciclo lindo após quatro anos de dedicação ao PET. Sua trajetória foi inspiradora e seu legado seguirá conosco. Boa sorte nessa nova etapa,você sempre será parte da nossa história!"
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


