Internacional
Tajani tem discussão positiva sobre guerras e tarifas com Rubio
Vice-premiê italiano se reuniu com norte-americano em Washington
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, se reuniu nesta terça-feira (15), em Washington, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir a guerra no Oriente Médio e os aspectos políticos das negociações com a União Europeia (UE) sobre o chamado tarifaço.
Segundo o chanceler italiano, a conversa foi "muito positiva" e ambos tinham "pontos em comum em grandes questões internacionais".
Durante o encontro, Tajani abordou as perspectivas do governo de Donald Trump na Ucrânia, após o republicano dar um ultimato a Vladimir Putin, e demonstrou apoio os esforços americanos para alcançar a paz.
"Um acordo precisa ser alcançado o mais rápido possível", disse ele em uma coletiva de imprensa na Embaixada da Itália em Washington, após seu encontro com Rubio.
Em relação ao Oriente Médio, os dois líderes concordaram "com um cessar-fogo na Palestina e em Gaza para ajudar a população civil" e também compartilharam "uma visão comum sobre a situação no Indo-Pacífico".
Já sobre o tarifaço, Tajani destacou que "as relações transatlânticas são muito positivas do ponto de vista político", e ambos estão "trabalhando para chegar a um acordo sobre as tarifas".
O ministro italiano observou ter recebido "garantias políticas" sobre o assunto, mas acrescentou que "Rubio não é o responsável" pelo tema.
"Uma guerra tarifária não interessa a ninguém", acrescentou ele, reforçando que quer acelerar as negociações "porque a incerteza cria grandes dificuldades para os exportadores".
Por sua vez, o Departamento de Estado dos EUA confirmou que os líderes conversaram sobre "o Oriente Médio, a guerra entre Rússia e Ucrânia e compartilharam prioridades em relação à China e à América Latina".
"Eles revisaram o cessar-fogo entre Israel e Irã e discutiram os próximos passos para garantir que o Irã jamais desenvolva ou adquira uma arma nuclear", concluiu o governo norte-americano, em nota.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023

