Internacional
Não haverá soldados americanos na Ucrânia, garante Trump
Questionado sobre a participação dos Estados Unidos no conflito ucraniano, o presidente dos Estados Unidos disse, nesta terça-feira (15), que não haverá soldados norte-americanos em Kiev.
"Eles são soldados russos e ucranianos [lutando na Ucrânia]. Eles não são soldados americanos, e não teremos nenhum pé no chão", disse Trump a repórteres
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia dito na segunda-feira (14) que Washington forneceria armas para a Ucrânia, com os países europeus cobrindo todos os custos. Ele chamou isso de "um grande negócio", com "bilhões de dólares em equipamentos militares" a serem comprados dos EUA. O presidente também disse que a ajuda militar incluiria sistemas de defesa aérea Patriot com todos os componentes da arma.
A escassez de interceptadores de defesa aérea Patriot, provenientes de entregas anteriores à Ucrânia, foi agravada por um ataque com mísseis iranianos à base americana de Al-Udeid, no Catar. Os planos dos EUA para reabastecer as reservas do Exército norte-americano devem ter prioridade sobre as necessidades da Ucrânia.
Recrutas em situação sensível
Vídeos de mobilização forçada por recrutadores ucranianos foram amplamente compartilhados on-line. Eles mostram homens em idade de alistamento sendo espancados antes de serem levados em micro-ônibus.
A Ucrânia anunciou lei marcial e mobilização geral após a Rússia lançar uma operação militar especial em fevereiro de 2022. A lei proíbe homens ucranianos entre 18 e 60 anos de deixar o país. A evasão ao alistamento durante a mobilização é punível com até cinco anos de prisão.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final


