Internacional
Mídia: Alemanha chega a acordo com Comissão Europeia sobre empréstimos públicos
O governo alemão chegou a um acordo com a Comissão Europeia sobre empréstimos públicos, informou o jornal alemão Handelsblatt, citando representantes do governo.
Em 28 de abril, a Reuters informou que a Alemanha havia solicitado à Comissão Europeia uma exceção às regras de empréstimos para aumentar os gastos com defesa.
O governo alemão chegou a um acordo com a Comissão sobre um plano plurianual para o "crescimento máximo permitido" dos gastos públicos para o período de 2025 a 2029, segundo o relatório divulgado na terça-feira. Como os gastos com defesa não serão considerados de acordo com a cláusula de alívio da dívida, a dívida pública da Alemanha diminuirá a partir de 2029, segundo o relatório.
O governo alemão planeja adotar o plano orçamentário na quarta-feira e, em seguida, enviá-lo à Comissão Europeia, acrescentou a reportagem. A adoção do plano reduzirá a dívida pública alemã para menos de 60% do PIB até 2036.
Em março, o parlamento alemão aprovou uma emenda à constituição do país que flexibiliza significativamente as restrições à tomada de empréstimos governamentais. A medida foi justificada pela necessidade de aumentar os gastos com defesa e infraestrutura.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023


