Economia
Trump nega plano de demitir Powell, mas renova críticas e lança suspeita sobre reforma do Fed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16) que "não estamos planejando nada" em relação à possível demissão de Jerome Powell da presidência do Federal Reserve (Fed), como relatado mais cedo pela imprensa americana - em reportagens que o presidente chamou de "não verdadeiras". No entanto, o republicano voltou a criticar duramente o chefe do banco central e indicou que a mudança no comando da instituição "acontecerá nos próximos oito meses".
Trump, durante encontro com o príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad bin Isa al-Khalifa, no Salão Oval da Casa Branca, alegou que Powell "sempre foi atrasado" nas decisões e "deveria ter cortado os juros há muito tempo". "Ele cortou os juros para ajudar os democratas. Powell é terrível, já perdemos muitos dólares", acrescentou. Também disse que "muitas pessoas querem o emprego de Powell, já me ligaram implorando para terem o trabalho".
Questionado sobre a possibilidade de substituí-lo, Trump respondeu: "Powell pode sair da presidência do Fed por fraude. A menos que haja fraude na reforma, não vamos demitir Powell." O republicano mencionou que "acho que Powell já está sendo investigado por fraude", sem entrar em mais detalhes.
O republicano disse ainda que discutiu a demissão de Powell com colegas de seu partido e afirmou ser "mais conservador que os republicanos sobre demissão de Powell". Ainda assim, garantiu: "Eles gostaram da ideia".
Trump disse que a Casa Branca considera nomes como Kevin Hassett para o comando do Fed. "Hassett pode ser ótimo, é alguém que vamos considerar." Ao falar sobre o secretário Scott Bessent, afirmou que "está ótimo no Tesouro", mas prometeu: "Eu vou escolher alguém que está fazendo um grande trabalho".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas

