Variedades
Apresentações marcam 80 anos da Academia Brasileira de Música
Terminam neste sábado (19) as apresentações em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música. Fundada pelo maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, a instituição, sem fins lucrativos, é órgão técnico consultivo do governo federal e trabalha na disseminação da música brasileira em diferentes frentes.


Nesta sexta-feira (18), ocorre o terceiro programa, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do acadêmico Roberto Duarte. O último concerto será realizado no sábado, no mesmo local, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência de Marcelo Falcão.
André Cardoso, presidente da academia, destaca a importância da data:
“Comemorar 80 anos tem um significado muito especial, não só pela data redonda, porque a Academia Brasileira de Música, ao longo dessas décadas, implementou uma série de ações em prol da música brasileira. Ou seja, é uma instituição que foi criada para promover, divulgar, incentivar a produção musical brasileira”.
Ele destaca ainda que, entre as ações da instituição, estão séries de concertos, publicações de livros, participação em eventos e incentivo à divulgação da obra de Heitor Villa-Lobos. É a mais longa trajetória voltada à divulgação da música de concerto do país.
1:25
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

