Variedades
Zelensky quer que Ucrânia produza armas próprias, mas país não tem recursos, diz mídia
Os contratos com o Ministério da Defesa da Ucrânia para a produção de morteiros não foram cumpridos por falta de recursos, escreve o jornal The Wall Street Journal.
O jornal destaca que a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, se recusou a enviar tal volume de armas a Kiev que enviava a administração do ex-presidente estadunidense Joe Biden.
Por isso, aponta o artigo, o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, decidiu que Ucrânia crie suas próprias capacidades de produzir as armas, porém há falta de recursos para implementar o plano.
"A questão do financiamento é um gargalo para a nossa indústria de defesa", disse ao jornal Alyona Belousova, especialista em indústria de defesa da Escola de Economia de Kiev.
Neste contexto, sublinha a publicação, a Rússia prevalece no campo de batalha devido ao fato de que produz mais armas do que seu adversário.
O jornal também aponta que Kiev não tem meios para desenvolver e produzir sistemas de defesa antiaérea de forma independente.
Ao mesmo tempo, há o fato de que a produção de morteiros na Ucrânia também enfrenta obstáculos.
"Contratos com o Ministério da Defesa da Ucrânia para produzir mais morteiros, uma arma muito mais básica, não foram cumpridos por falta de financiamento", finaliza a publicação, citando Vladislav Belbas, CEO da Ukrainskaya Bronetekhnika, um dos poucos fabricantes ucranianos que produz veículos blindados e projéteis de artilharia.
Anteriormente, Zelensky disse que apenas 40% das armas usadas pelas forças ucranianas no front foram produzidas na Ucrânia. À margem da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia, ele implorou por dinheiro para armas, reclamando que 40% da produção de defesa da Ucrânia estava subfinanciada.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

