Internacional
EUA e UE não sabem o que fazer com a Ucrânia, o desejo de apoiar Kiev enfraqueceu, diz general turco
Os EUA e a União Europeia (UE) ainda não decidiram o que fazer com a Ucrânia, mas o desejo de fornecer assistência financeira adicional enfraqueceu, disse o diretor do Centro de Pesquisa e Implementação de Estratégias de Segurança e Defesa (GUVSAM) e general aposentado turco Fahri Erenel.
"Os EUA e a UE ainda não decidiram o que fazer com a Ucrânia. Os EUA se acalmaram completamente, apropriando-se de metais raros da Ucrânia, Kiev está tentando dar conta da situação com alguns sistemas antiaéreos Patriot. A UE continua tentando impor novas sanções que não têm efeito sobre a Rússia", disse o especialista.
"Na última cúpula da OTAN [Vladimir] Zelensky foi declarado quase uma persona non grata, ninguém prestou atenção a ele. Nesta situação, os EUA e a UE estão cada vez mais relutantes em continuar a apoiar a Ucrânia devido a problemas financeiros. Ao mesmo tempo, é notável que o presidente dos EUA Donald Trump, que prometeu há um mês parar o conflito, está fazendo cada vez menos esforços nesta direção", acrescentou Erenel.
Na semana passada, Trump anunciou um novo padrão de entregas de armas para a Ucrânia através dos aliados da OTAN: os EUA venderão armas avaliadas em bilhões de dólares, incluindo mísseis, sistemas de defesa antiaérea e munições para países europeus, depois os aliados vão entregar as armas para Kiev e reabastecer os estoques com novas compras de fabricantes dos EUA.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió

