Alagoas
Saúde mental: policiais penais de Alagoas podem contar com Escuta Susp
Os policiais penais de Alagoas podem contar com uma iniciativa direcionada exclusivamente aos profissionais da segurança pública. Trata-se do programa Escuta Susp, uma iniciativa para cuidar da saúde mental de quem atua no combate à criminalidade.
Desenvolvido pelo governo federal, o programa atua junto aos profissionais da segurança e oferece acolhimento, psicoterapia e promoção à vida.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, neste mês o Escuta Susp passou a oferecer atendimentos nas áreas de psiquiatria e de farmacologia.
A gerente de Saúde da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), Andréa Rocha Sarmento de Azevedo, destaca que no estado a Polícia Penal aderiu ao programa em agosto de 2024. “Temos tido uma boa aceitação entre os policiais. Essa procura por ajuda é importante, porque o servidor de segurança se depara com situações estressantes e principalmente quem trabalha no sistema prisional”, analisa.
A gerente de Saúde da Seris reforça que o Escuta Susp é um recurso de extrema importância para a categoria. “Isso porque a gente pode conversar com especialistas, profissional de psicologia e agora da psiquiatria, serviço feito através da escuta ativa, do acolhimento e encaminhamento para a psicoterapia quando necessário. Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo”, finaliza a policial penal.
Com a inclusão das novas especialidades, os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) poderão contar com consulta psiquiátrica e gerenciamento de terapia medicamentosa de forma articulada com os atendimentos psicológicos já em curso.
Para solicitar o serviço psicológico, basta acessar o site, preencher o cadastro e anexar a carteira funcional: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp
O programa
Criada em maio de 2024 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a iniciativa já contabiliza quase 14 mil atendimentos psicológicos, em 24 unidades da Federação, incluindo Alagoas. O projeto tem mais de 2,6 mil pacientes cadastrados na maioria dos estados.
O Escuta Susp é base para a elaboração de protocolos em saúde mental específicos para profissionais de segurança pública, com acolhimento para demandas pontuais, psicoterapia contínua e intervenções preventivas contra o suicídio.
*Com Ministério da Justiça.

Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


