Alagoas
Curso gratuito de Libras da Seduc segue com inscrições abertas até 28 de julho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Joelina Cerqueira, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos níveis Básico 1 e Básico 2. A formação é voltada para pessoas ouvintes a partir de 15 anos de idade e visa ampliar o acesso à Libras e fortalecer a inclusão da comunidade surda em diversos espaços sociais e profissionais.
As inscrições, iniciadas no dia 21 de julho, seguem até o dia 28, conforme o cronograma por turmas. As vagas para o nível Básico 2 são exclusivas para estudantes que concluíram o Básico 1 no próprio CAS ou que não foram aprovados no segundo nível no primeiro semestre deste ano. As aulas terão início a partir do dia 4 de agosto, no turno e dia escolhidos no momento da inscrição.
Os interessados devem comparecer presencialmente à sede do CAS, localizada na Rua Ernesto Gomes Maranhão, s/n, no bairro da Jatiúca, em Maceió, ao lado da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo e próximo da Feira da Jatiúca. O atendimento começa às 8h, com distribuição de fichas por ordem de chegada. Devido à alta procura, a recomendação é chegar com antecedência.
Para se inscrever, é necessário apresentar RG e CPF (originais e cópias legíveis). Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal, também munido de documentação. As inscrições são pessoais e intransferíveis, exceto mediante procuração com cópias dos documentos do procurador e do titular da vaga.
Curso de Libras
Segundo a diretora-geral do CAS, Flávia Barboza, o curso é reconhecido nacionalmente e possui carga horária de 60 horas, com aulas semanais de agosto a dezembro.
“O curso oferece uma aprendizagem significativa e ainda contribui diretamente no ambiente de trabalho dos participantes, além de pontuar em concursos e processos seletivos. É uma oportunidade valiosa para quem deseja se capacitar e contribuir com a inclusão”, destacou.
-(4) (1).jpg)
A relevância do curso é reconhecida por quem participa. A estudante Yara Lopes, contadora, foi uma das primeiras a garantir sua ficha. “A Libras é fundamental, principalmente para quem convive com pessoas surdas. A linguagem não pode ser uma barreira. Aprender Libras é também incluir, no trabalho e na vida”, afirmou.
Maria Clara, aluna de Pedagogia, também garantiu sua vaga logo nas primeiras horas de inscrição. “Minha tia é surda e sempre me incentivou a aprender. Como futura professora, quero estar preparada para acolher todos os alunos. O curso do CAS é uma oportunidade incrível”, contou.
Para mais informações sobre os cursos de Libras do CAS, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (82) 99983-1008.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra