Internacional
EUA e Japão anunciam acordo comercial com tarifas de 15%
Trump disse que Tóquio investirá US$ 550 bilhões no país
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um acordo comercial com o Japão que prevê tarifas recíprocas de 15%, abaixo dos 25% que haviam sido impostos inicialmente pelo governo americano.
Em publicação nas redes sociais, Trump disse que o país asiático investirá US$ 550 bilhões nos EUA ao longo dos próximos anos, porém sem dar maiores detalhes. "Talvez seja o acordo comercial mais importante já feito. Ele criará milhares de postos de trabalho", declarou.
Já o premiê do Japão, Shigeru Ishiba, que enfrenta uma crise política após seu partido perder a maioria na Câmara Alta do Parlamento nas eleições de 20 de julho, explicou que a cifra se refere a empréstimos e investimentos.
O primeiro-ministro também revelou que Tóquio aumentará a compra de arroz americano, mas dentro de um patamar que não enfraqueça o setor agrícola nacional.
O acordo deve beneficiar as montadoras de automóveis japonesas, que também arcarão com uma tarifa de 15% nos EUA, enquanto as empresas do setor no resto do mundo estão sujeitas a uma alíquota adicional de 25%.
Com isso, a Bolsa de Valores de Tóquio encerrou o pregão desta quarta-feira (23) com alta de 3,51%, em 41.171,32 pontos, puxada pelas ações de companhias automotivas, como Toyota (14,34%), Honda (11,15%) e Nissan (8,28%).
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


