Alagoas
Portugal Ramalho recebe capacitação sobre Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena
Servidores e Coordenações de setores, núcleos e alas do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) — unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) —, participaram nesta quarta-feira (23) de capacitação sobre Violência Interpessoal/ Autoprovocada e Intoxicação Exógena, ministrada pelas equipes da Gerência de Agravos Não-Transmissíveis e da Vigilância e Controle de Doenças Não-Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
O evento ocorreu no Miniauditório Marily Granjeiro, na sede do hospital.
Atendendo ao convite formulado pela Direção de Gestão de Pessoas do HEPR, por meio do NEPD e NESMT, o treinamento tem como objetivo qualificar os servidores para o atendimento e registro de casos, com atualização sobre a importância da notificação das situações.

De acordo com as facilitadoras Rita Murta e Amanda Baltazar, a notificação é uma das ações de vigilância em Saúde que pode ser efetivada pelo preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada e encaminhada ao setor municipal responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Em um segundo momento, o grupo de servidores, também foi orientado sobre Intoxicação Exógena, visando aprimorar o conhecimento e as ações de prevenção e tratamento desta condição.

"Além da sua definição, destacamos sintomas, causas, formas de prevenção e medidas que devem ser tomadas em caso de Intoxicação", salientou Clívia Mycaele.
De acordo com Graziela Mendonça, o instrumento utilizado para o registro destes incidentes é a Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena, devendo ser averbada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).
O curso também será promovido no dia 30 de julho para novas turmas da unidade.

Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

