Internacional
Alemanha quer mandar Patriot para Kiev, mas EUA só conseguem repor sistema em 2026, diz mídia
A Alemanha vai receber o primeiro sistema de defesa aérea Patriot dos Estados Unidos para substituir os transferidos para a Ucrânia em no máximo oito meses, enquanto o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, insiste em acelerar a entrega dos sistemas, informou a mídia alemã, citando fontes.
De acordo com a apuração do Der Spiegel, na quarta-feira (23), vai levar ainda mais tempo para que os EUA entreguem todos os outros sistemas aos seus parceiros. Segundo a mídia, os EUA planejam colocar os países que transferiram o Patriot para Kiev no topo da lista de candidatos a novos sistemas da empresa norte-americana RTX Corporation.
O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, disse à apuração que está negociando com a fabricante a aceleração da produção e das entregas e que também pode discutir o assunto com seu colega norte-americano Pete Hegseth. O ministro teria observado que os prazos de entrega dos novos sistemas devem ser de "meses, não anos".
"Esperamos que a Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] entre em contato com os EUA novamente e deixe claro ao fabricante dos sistemas Patriot que os países que os fornecem devem receber os novos sistemas dentro de alguns meses [...]. Não se trata apenas das atuais capacidades operacionais da nossa defesa aérea. Mas também da nossa capacidade de conduzir treinamento contínuo dos sistemas Patriot", disse Pistorius, citado pelo Der Spiegel.
Ele também lembrou que a Alemanha já transferiu três dos seus 12 sistemas para a Ucrânia e dois estão implantados na Polônia. Pelo menos um sistema é necessário para treinar militares, incluindo ucranianos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA


