Economia
Haddad: Pretexto dos EUA é Bolsonaro, mas há incômodos pouco explicados, como sobre o Pix
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse há pouco que o governo brasileiro ainda busca compreender os reais motivos por trás da taxação anunciada pelos Estados Unidos. "O pretexto é a questão do Bolsonaro, mas não sei até onde vai", afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia.
Conforme o ministro, pontos como o questionamento norte-americano sobre o Pix não estão bem explicados. "Querem taxar o Pix. O Pix é uma tecnologia desenvolvida no Brasil. Desenvolvemos tecnologia melhor que a deles e não estamos cobrando por ela", disse, em referência à comparação com ferramentas similares criadas pelas empresas do Vale do Silício.
O ministro afirmou que o Pix não foi criado com objetivos comerciais, tampouco beneficia grupos empresariais privados. "Não foi feito para enriquecer um empresário", afirmou, destacando que a tecnologia, mantida pelo Estado brasileiro, tem sido oferecida a outros países sem custo. "No exterior, não tem custos para os países", acrescentou.
Haddad disse ainda que a resistência ao Pix não é nova. Segundo ele, desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro já havia tentativas internas de criar taxas sobre a ferramenta, o que vai contra a lógica da inclusão financeira e redução de custos defendida pela atual gestão.
"Estamos sempre pensando em diminuir os custos para a população", disse o ministro, mencionando o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


