Geral

Summit Connect Infra chega à segunda edição como o grande palco das discussões sobre o futuro da infraestrutura de transportes no Brasil

Evento promovido pela FPPA e IBI reúne autoridades, especialistas e representantes dossetores público e privado para debater os caminhos que vão modernizar os portos e a logística do país

Assessoria 25/07/2025
Summit Connect Infra chega à segunda edição como o grande palco das discussões sobre o futuro da infraestrutura de transportes no Brasil
- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Brasília será o centro das discussões estratégicas sobre o futuro da infraestrutura de transportes e logística no Brasil. No dia 6 de agosto, das 8h às 14h, o Arena BRB Mané Garrincha recebe a 2ª edição do Summit Connect Infra - Conectando transportes, aproximando o Brasil, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).


O evento promete reunir um público altamente qualificado, formado por autoridades federais e estaduais, parlamentares, representantes do setor privado, especialistas e profissionais da área. O objetivo é claro: gerar conhecimento técnico e político, fortalecer a infraestrutura logística do país e construir um ambiente regulatório mais eficiente e moderno.


A programação será marcada por debates em painéis temáticos que vão abordar assuntos estratégicos para o desenvolvimento do setor portuário e logístico nacional. Entre os temas em destaque estão o leilão do Tecon Santos 10, a modernização dos terminais de passageiros, com foco especial no novo terminal de Santos, e a tramitação do PL 733, que propõe modernizar o arcabouço legal para o setor portuário.


Além de conectar os principais temas que impactam a infraestrutura de transportes no Brasil, o Summit busca articular o setor público e privado em torno de soluções concretas para os desafios do país. É um ambiente de imersão em conhecimento e formulação de propostas, capaz de influenciar diretamente políticas públicas e investimentos futuros.


Depois do sucesso da primeira edição em Santos, em 2024, o deputado federal e presidente da FPPA, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), acredita que o impacto desse evento será ainda maior. “Agora, avançamos ainda mais, reunindo as maiores lideranças do país para debater soluções para o desenvolvimento da nossa infraestrutura de transportes. O Brasil precisa modernizar seu ambiente regulatório, atrair investimentos e transformar o potencial logístico em geração de emprego e renda para a população. Esse é o papel do nosso Summit: conectar ideias, articular ações e preparar o país para o futuro”.


Entre as autoridades já confirmadas para o evento estão o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pelo Progresso da Administração Pública (FPPA), Paulo Alexandre Barbosa; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia e Augusto Nardes; o deputado federal Maurício Neves, presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT); o prefeito de Santos, Rogério Santos; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia; além de senadores, deputados federais membros da FPPA, secretários nacionais, representantes de agências reguladoras, presidentes e diretores de autarquias e fundações, e grandes nomes do setor.


1° SUMMIT CONNECT INFRA

O 1º Summit Connect Infra – Conectando Transportes, Aproximando o Brasil lotou o Parque Valongo, em Santos– SP, um espaço moderno e à beira do maior porto da América Latina. O evento transformou o parque em um ponto de encontro estratégico para o setor, reunindo cerca de 500 participantes, entre autoridades, empresários e estudantes.


Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para o avanço da infraestrutura de transportes no país: a integração eficiente dos modais, desburocratização, parcerias público-privadas e os principais gargalos que travam o crescimento do setor.


SERVIÇO

O que: 2° Summit Connect Infra

Quem: Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e Instituto Brasileiro de Insfraestrutura

Quando: 6 de agosto, das 8h às 14h

Onde: Arena BRB Mané Garrincha - Brasília, DF

Link de inscrição de imprensa aqui



HORÁRIOS

08h

Welcome Coffee


09h

Cerimonial de abertura com autoridades


09h40

Palestra Magna, proferida pelo Ministro Antônio Anastasia, do Tribunal de Contas da União


10h

1°Painel: Porto-Cidade: Impactos da transferência do terminal de cruzeiro de Santos

Justificativa: O primeiro painel abordará a transferência do terminal de cruzeiros do Porto de Santos, atualmente no Cais de Outeirinho, para o Parque Valongo. O objetivo é revitalizar o Centro Histórico de Santos e melhorar a experiência dos turistas, integrando novas estruturas como o Aeroporto do Guarujá e o novo terminal. O tema envolve estudos de viabilidade e tramitação junto aos órgãos competentes. PROGRAMAÇÃO PREVISTA


11h

2° Painel: Licitação do Terminal Tecon Santos 10: Liberdade ou restrição de participação?

Justificativa: O segundo painel discutirá as restrições impostas pelo governo a operadores já atuantes no Porto de Santos no que diz respeito à participação no leilão do Megaterminal Tecon Santos 10. A pauta envolve questões relevantes de concorrência, regulação e acesso ao mercado em um dos maiores terminais do país


11h50

Palestra Magna STF


12h10

Brunch


12h40

3° Painel:PL 733/2025: Desafios para a proposta do Novo Marco Legal do Setor Portuário

Justificativa: O terceiro painel abordará as mudanças que vêm sendo discutidas no Projeto de Lei 733/2025. A proposta advém de um relatório apresentado pela Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração dos Portos da Câmara dos Deputados e traz profundas alterações no arcabouço legal do setor, incluindo as relações trabalhistas, a concessão e operação de áreas dentro dos portos organizados e o modelo de governança.


13h30

Palestra Magna STJ

DISPOSIÇÃO DOS PAINÉIS


Cada painel terá a duração de 1h, dividido em rodadas, sendo assim:


Abertura

2 minutos de abertura do painel pelo mediador


1º Rodada:

5 minutos de fala para cada painelista intervenção:

1 minuto de intervenção do mediador.


2º Rodada:

3 minutos para cada painelista


3º Rodada:

7 minutos para 2 perguntas do público e resposta dos painelistas.