Internacional
Áustria debate sua neutralidade diante da OTAN alegando 'preocupações com Rússia'
A ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl-Reisinger, pediu um debate público sobre o abandono da neutralidade e adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), citando os desafios globais de segurança e "uma Rússia cada vez mais agressiva".
"No geral, estou muito aberta a realizar um debate público sobre o futuro da política de segurança e defesa da Áustria. Embora atualmente não haja maioria no parlamento ou no público que apoie a adesão à OTAN, tal debate ainda pode ser muito frutífero", disse Meinl-Reisinger em entrevista à Welt no sábado (26).
A ministra insistiu que somente o investimento na defesa e em parcerias poderia proteger a Áustria ante "um ambiente de segurança global cada vez mais instável e uma Rússia cada vez mais agressiva".
Nos últimos anos, a Rússia tem se queixado da atividade militar sem precedentes da OTAN ao longo de suas fronteiras ocidentais, que a aliança justifica pela necessidade de "conter a agressão russa".
Moscou tem expressado repetidamente preocupação com o aumento da presença da OTAN na Europa. O Kremlin disse que a Rússia não ameaçou ninguém, mas não ignoraria ações que prejudicassem seus interesses.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

