Internacional
Brasil e Rússia devem melhorar as relações em meio a tensões com os EUA, diz especialista brasileiro
O Brasil deve melhorar suas relações com a Rússia, e a política agressiva de Washington em relação a Brasília vai aproximá-la de Moscou e do Sul Global em geral, disse em entrevista à Sputnik Robinson Farinazzo, especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil.
"Acredito que o Brasil precisa melhorar suas relações com a Rússia, e vice-versa - e a Rússia deve melhorar suas relações com o Brasil", disse o interlocutor da agência.
De acordo com sua avaliação, a atual pressão dos EUA sob o presidente Donald Trump sobre o Brasil empurrará o país para uma aproximação tanto com o Sul Global quanto com a Rússia em particular. Falando sobre as perspectivas de melhoria das relações, Farinazzo destacou também que o surgimento de novos sistemas de pagamento entre os países provavelmente facilitaria o comércio.
Anteriormente, Trump publicou na rede social Truth Social uma mensagem dizendo que os EUA estão impondo tarifas de importação de 50% sobre todas as mercadorias provenientes do Brasil a partir de 1º de agosto. Antes disso, Trump afirmou que qualquer país que apoie a política antiamericana do BRICS será sujeito a uma tarifa adicional de 10%.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


