Economia
Devemos ter crescimento no PIB da construção de 2,3% neste ano, calcula presidente da Abecip
O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba, disse nesta terça-feira, 29, que a estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresça 2,3% no final de 2025.
De acordo com ele, o crescimento da renda real é um dos fatores mais importantes para o mercado de crédito imobiliário, e o indicador aumentou 3%, no acumulado do ano até aqui, na comparação com 2024.
Ainda de acordo com Gamba, a estrutura de crédito imobiliário terá cada vez mais correlação com a taxa Selic e a curva de juros, sobretudo a taxa de dez anos. No que diz respeito à valorização dos imóveis, a valorização acumulada nos últimos seis meses foi superior ao IPCA, afirmou.
Já o nível de estoque do mercado "continua baixo e tem permitido lançamentos", segundo o presidente da Abecip. Do primeiro trimestre de 2024 para o primeiro trimestre de 2025, os lançamentos aumentaram 15% no Brasil. Na cidade de São Paulo, a alta foi de 66% nos primeiros cinco meses do ano.
As vendas no País acompanharam a tendência de lançamentos e cresceram 16%. Na capital paulista, porém, a alta foi de 24%, de modo que "a velocidade de vendas está um pouco abaixo do volume de lançamento" e pode contribuir para a formação de estoque, falou Gama.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Presidente da Comissão Europeia conversa com Netanyahu e repete que Israel tem direito a defesa
-
5CULTURA
Festival de Parintins: conheça a história do Boi Caprichoso


