Alagoas

CRIA e Alagoas Sem Fome lançam projeto para combater a desnutrição infantil nos municípios

Thaís Letícia / Alagoas Sem Fome 29/07/2025
CRIA e Alagoas Sem Fome lançam projeto para combater a desnutrição infantil nos municípios
Lançamento reafirma compromisso do Governo de Alagoas com o cuidado integral à infância - Foto: Matheus Nascimento / Alagoas Sem Fome


 

Mais um passo foi dado no combate à insegurança alimentar no Estado. Nesta segunda-feira (28), foi lançado o Alagoas Sem Fome na Infância, projeto que visa desenvolver uma estratégia inovadora de combate à fome, através da identificação de famílias com crianças mais vulneráveis inscritas no CadÚnico dos municípios alagoanos.

 

A partir da iniciativa, as ações e fluxos de cuidado integrado entre a rede de assistência social, saúde, educação e de segurança alimentar e nutricional serão publicizados para a comunidade local.

 

“Nossa intenção é fazer com que esse programa saia do papel, indo diretamente até aquelas pessoas que mais precisam. Quem são essas pessoas? Famílias que, de acordo com o Indicador Sintético da Pobreza, estão precisando mais. Então é na porta dessas pessoas que vamos bater e ver o que eles necessitam”, destacou a Secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.

 

Com o Alagoas Sem Fome na Infância, serão promovidas importantes ações, como o desenvolvimento do Sistema da Primeira Infância (SIPI), a criação do Selo Alagoas Sem Fome na Infância, a elaboração do Relatório Final de Avaliação, a celebração do Termo de Cooperação Técnica com os municípios e a capacitação dos Agentes Alagoas Sem Fome.

 

Vale ressaltar que o projeto será destinado aos 102 municípios alagoanos. No entanto, serão priorizados aqueles que atenderem aos critérios pré-estabelecidos, sendo um deles os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), conforme dados disponíveis no Atlas Brasil.

 

Esse lançamento reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com o cuidado integral, a justiça social e os direitos das crianças alagoanas a uma alimentação digna e de qualidade.