Alagoas

Procurador do MPT palestra sobre segurança do trabalho na 34ª SIPAT da Usina Triunfo

Cássio Araújo foi um dos convidados da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho promovida pela empresa do setor sucroenergético em Boca da Mata

Rafael Barreto 30/07/2025
Procurador do MPT palestra sobre segurança do trabalho na 34ª SIPAT da Usina Triunfo

Boca da Mata/AL – O procurador Cássio Araújo representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas na 34ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Usina Triunfo, em Boca da Mata. Com a palestra "Segurança no trabalho - Alguém em casa espera por você", o representante da instituição ministerial foi um dos expositores convidado, nesta quarta-feira (30), segundo dia de evento.

Membro da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT) do MPT, Cássio Araújo abordou aspectos históricos e legais das normas que regem a saúde e segurança do trabalho no país, citando dados estatísticos e episódios que acompanhou ao longo dos seus anos como procurador do Trabalho.

“Participamos hoje de uma iniciativa importante, que conscientiza sobre a adoção de medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. Esses acidentes são sempre dolorosos para o acidentado, para a família dele e para o próprio corpo de trabalhadores da unidade empresarial. Para preveni-los, a empresa deve garantir o uso correto de equipamentos de proteção individual e práticas seguras para o exercício do processo produtivo, capacitando adequadamente cada trabalhador”, disse o procurador do MPT..

O outro palestrante do dia foi o advogado Joanísio Omena, presidente de honra do Instituto Manoelle Vasconcelos Pita Omena, também conhecido como Projeto Manu Omena, que atua na prevenção a suicídios. Ele abordou o tema “Valorização à vida".



Procurador do MPT Cássio Araújo palestrou para gestores e trabalhadores da Usina Triunfo (Foto: Ascom/PRT19)
Procurador do MPT Cássio Araújo palestrou para gestores e trabalhadores da Usina Triunfo (Foto: Ascom/PRT19)



Mais do que obrigação, conscientização


Segundo o diretor-superintendente da Usina Triunfo, Givago Tenório, os trabalhadores devem encarar as regras de segurança como um meio de garantir para si e seus familiares bem-estar e qualidade de vida.

“Queremos que as nossas orientações sobre segurança do trabalho não fiquem limitadas aos avisos expostos nos murais. O uso dos equipamentos de proteção individual deve se tornar parte do dia a dia daqui, como parte da função que desempenha. Não por obrigação, mas pela conscientização de todos que constroem essa empresa”, disse o gestor da Usina Triunfo.

Para a supervisora jurídica e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, Cibele Ribas, a SIPAT ajuda no cumprimento da legislação trabalhista vigente.

“Temos por objetivo conscientizar o trabalhador de que segurança do trabalho vai além de normas técnicas e da imposição para o uso de EPIs. São hábitos diários de responsabilidades que cada um precisa ter. Porque, por mais que a usina arque com toda a despesa dos equipamentos, forneça-os e não deixe que eles se vençam, faz-se necessária a conscientização do trabalhador sobre a necessidade de uso”, ressaltou a liderança da CIPA.

Confira aqui a programação completa da SIPAT, que está sendo realizada no período de 29 de julho a 1º de agosto de 2025.

Durante a 34ª SIPAT, foram oferecidos serviços gratuitos de vacinação e exames laboratoriais (Foto: Ascom/PRT19)
Durante a 34ª SIPAT, foram oferecidos serviços gratuitos de vacinação e exames laboratoriais (Foto: Ascom/PRT19)



A SIPAT


A SIPAT é um evento anual realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Usina Triunfo para promover a conscientização sobre segurança no ambiente de trabalho.

Além das palestras, o público formado por trabalhadores do campo, da indústria e do escritório da empresa do setor sucroenergético também teve acesso gratuito à vacinação contra doenças virais, exames laboratoriais e sorteios de brindes. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) distribuiu camisas de prevenção a queimadas.

As atividades da 34º SIPAT são as mesmas da 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural da Usina Triunfo, unificando trabalhadores das áreas urbanas e rurais.