Internacional
EEI celebra 25 anos de 'cooperação inspiradora e avanços científicos', diz porta-voz da NASA
A NASA planeja comemorar em novembro os 25 anos de ocupação contínua da Estação Espacial Internacional, destacando avanços científicos e cooperação global. "Esse marco será celebrado", diz o porta-voz Steven Siceloff à Sputnik.
A Estação Espacial Internacional (EEI) está prestes a atingir um marco histórico: 25 anos de ocupação humana contínua desde o início da missão em 1998. Em novembro, a NASA vai realizar ações comemorativas que evidenciam a importância da estação para a ciência e a cooperação internacional.
Steven Siceloff, especialista em relações públicas da agência, confirmou que a celebração está garantida.
"Absolutamente. Esse marco será alcançado em novembro deste ano e é algo que a NASA definitivamente vai celebrar. Temos muitas maneiras diferentes de fazer isso", declarou em entrevista à Sputnik.
Durante esse período, a EEI serviu de laboratório para pesquisas científicas em diversas áreas, impulsionando descobertas importantes no espaço e na Terra.
"Quando se analisa a história dos voos espaciais tripulados, muitos avanços serão vistos como possibilitados pela pesquisa e pela história da estação espacial", afirmou Siceloff.
Uma das próximas missões em destaque é a Crew-11, da SpaceX, que contará com astronautas dos EUA, do Japão e um cosmonauta russo. Siceloff ressalta o impacto dessas missões no público e como elas aguçam a curiosidade ao redor do mundo.
"Esses voos inspiram pessoas ao redor do mundo. Vemos isso todos os dias. Recebo e-mails todos os dias de todo o mundo, especialmente quando nos aproximamos do lançamento", afirmou ele.
Com a saída de órbita prevista para após 2030, a SpaceX foi contratada pela NASA para construir um veículo de desorbitação. O objetivo é conduzir a EEI com segurança ao oceano Pacífico, evitando áreas habitadas. Paralelamente, a Rússia planeja sua própria estação orbital, com lançamento do primeiro módulo em 2027.
A parceria com empresas privadas como SpaceX e Boeing é considerada essencial para a evolução das operações espaciais. Segundo Siceloff, "é definitivamente uma parceria de mãos dadas", onde indústria e ciência caminham juntas, ampliando os horizontes da exploração espacial.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro

