Alagoas
Serviço de Odontologia do Hospital da Criança realiza procedimento para retirar o freio lingual

Engasgos ao amamentar, dificuldades na deglutição, problemas na fala. Esses são alguns dos malefícios de quem tem freio lingual, popularmente conhecido como língua presa.
Referência na assistência pediátrica, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, dispõe do Serviço de Odontologia, que realiza um procedimento denominado de frenectomia, que retira o freio lingual e proporciona mais qualidade de vida aos pequenos pacientes.
A frenectomia é um procedimento que envolve a remoção ou modificação de um freio, uma pequena dobra de tecido fibroso, que pode estar presente na boca. Existem dois tipos principais: a que trata o freio da língua e a que trata o freio do lábio.
Para a coordenadora do Serviço de Odontologia do Hospital da Criança de Alagoas, cirurgiã dentista Adriana Seabra, assim que diagnosticado o freio lingual, o procedimento deve ser realizado.
“O frênulo lingual pode prejudicar a amamentação, diminuindo o ganho de peso do bebê e aumentando os engasgos, a fala e a deglutição. Aqui no hospital, realizamos a avaliação do freio em conjunto com a equipe de fonoaudiologia e fazemos o procedimento de corte desse freio”, esclarece.
Beneficiado
Noah Climaco, de 7 meses, chegou à unidade com uma bronquiolite e foi internado, mas a partir da avaliação multidisciplinar foi identificado um freio lingual.
“A gente descobriu aqui que ele tinha a língua presa. Meu filho não conseguia amamentar bem, se engasgava muito. Meus outros dois filhos vieram hoje para fazer o corte também”, salienta a mãe das crianças, Gabriela Clímaco.
Serviço
Esse procedimento pode ser realizado em pacientes internos, do ambulatório ou que não façam parte do hospital. Para quem não é paciente da unidade, mas precisa realizar a frenectomia, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (82) 98704-3057.
É preciso apresentar Cartão SUS, CPF e identidade do paciente e do responsável, comprovante de residência e número de telefone.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
3JUSTIÇA
Idoso flagrado envenenando cães em Palmeira dos Índios é solto após audiência de custódia
-
4VIOLÊNCIA
Mulher é morta a machadadas dentro de casa em São Luís do Quitunde
-
5SÉRIE C
CSA enfrenta a Ponte Preta para entrar no G-8 da competição