Geral
Embaixador do Brasil defende que Zambelli permaneça presa
Renato Mosca apontou risco de fuga da deputada
O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, defendeu que a deputada Carla Zambelli deve permanecer presa enquanto as autoridades italianas analisam o pedido de extradição, devido ao risco de nova fuga.
"O fato de ela continuar presa é importante por duas razões: primeiro, para inibi-la de continuar o ataque às instituições brasileiras — coisa que ela não poderá fazer dentro do presídio. Segundo, porque evitaria a possibilidade, tendo em vista o comportamento pregresso, de ela fugir da Itália também, caso sinta que uma decisão de extradição seja iminente", declarou Mosca ao portal PlatôBr.
"A parlamentar tem utilizado uma narrativa falsa que começa com o fato de dizer que se entregou voluntariamente às autoridades italianas. Ela foi capturada em casa", acrescentou.
Questionado sobre a hipótese de as autoridades italianas aceitarem um eventual pedido de refúgio de Zambelli, o embaixador respondeu que o país "tem políticas muito sérias de combate à criminalidade e de cooperação policial e jurídica", incluindo com o Brasil.
"Não vejo a Itália, por questões de cidadania ou perseguição política, acobertando uma pessoa condenada no Brasil dentro de um processo legal, com amplo direito de defesa", disse.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


