Alagoas
Ex-presidente colombiano Álvaro Uribe é condenado a 12 anos de prisão domiciliar

O ex-presidente da Colômbia Alvaro Uribe foi condenado a 12 anos de prisão domiciliar pelos crimes de fraude processual e suborno em atuação penal após uma audiência de quase 12 horas no início desta semana.
A decisão foi proferida pela juíza Sandra Heredia, que na última segunda-feira (28) condenou em primeira instância Uribe. Segundo a sentença, o ex-mandatário está impedido de exercer cargos públicos por 100 meses e 20 dias (pouco mais de oito anos) e deverá pagar multa de US$ 861 mil (R$ 4,78 milhões).
O caso contra o ex-presidente remonta a 2012, quando o senador do Pacto Histórico Iván Cepeda apresentou depoimentos de ex-paramilitares que ligavam Uribe a grupos armados ilegais.
O ex-presidente denunciou Cepeda por suposta manipulação de testemunhas, mas a Suprema Corte de Justiça rejeitou a denúncia e abriu investigação contra Uribe por tentar influenciar testemunhas-chave a mudarem os depoimentos.
O político comandou a Colômbia entre 2002 e 2010 com um forte discurso de combate aos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e cartéis do narcotráfico do país. Porém, investigações apontam uma possível relação do ex-presidente com esquadrões da extrema-direita envolvidos em crimes contra civis.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
4CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
5NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho