Alagoas
Estado transfere pacientes com transtornos mentais para residências terapêuticas
O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira (1), a realocação de pessoas com transtorno mental que se encontram em conflito com a lei do Centro Psiquiátrico Judicial para uma residência terapêutica. Foram transferidos 10 pacientes que seguirão sob supervisão do Estado e serão tratadas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Ao todo, 34 pacientes serão transferidos para quatro residências terapêuticas em Maceió. A ação está sendo executada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
001.jpg)
A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, explicou que a ação segue a Lei da Reforma Psiquiátrica do Governo Federal. Ela visa redirecionar o modelo de assistência em saúde mental e proibir internações em locais com características asilares.
009.jpg)
“Essas pessoas terão seu tratamento assegurado e também será garantido o direito à saúde para estas pessoas. A iniciativa busca a reinserção social”, destacou a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau.
Já a enfermeira Mariana Marza, que atua na Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Referentes a Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EADesisti), ressaltou que Alagoas é o segundo Estado da união a seguir a lei federal e garantir sua implantação.
001.jpg)
“Alagoas segue com pioneirismo garantido os direitos de uma população que carrega estigmas sociais e precisa de cuidados específicos”, lembrou a enfermeira.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

