Internacional

Manifestações anti-Trump tomam conta dos EUA neste sábado

Coletivo disse mobilizar milhares de pessoas em todo o país

Redação ANSA 02/08/2025
Manifestações anti-Trump tomam conta dos EUA neste sábado
Homem mostra rosto de Trump em papel higiênico em ação do Rage Against the Regime - Foto: ANSA/EPA

Diversas cidades dos Estados Unidos deram início aos protestos contra o governo de Donald Trump neste sábado (2).

Batizado de "Rage Against the Regime" ("Raiva Contra o Regime"), o movimento é organizado pelo coletivo 50501, que prometeu mobilizar milhares de pessoas pelo país de norte a sul.

Em comunicado, o 50501 afirmou que as manifestações têm como foco "as ameaças à democracia e aos direitos humanos" realizadas pelo governo do republicano desde sua posse em janeiro, envolvendo pautas como "a política anti-imigração; o encobrimento dos arquivos do caso de Jeffrey Epstein; ataques aos direitos dos transgêneros, além do desmantelamento de diversos setores da saúde e educação".

"Este evento é um chamado à ação, enraizado na coragem, na resistência e na solidariedade", explicou o coletivo em seu site oficial, convidando participantes em inúmeras cidades, como Nashua (Nova Hampshire), Binghamton (Nova York), Salinas (Califórnia) e outras.

Segundo a página, durante os protestos, seus membros querem ouvir "ativistas, educadores, veteranos e pessoas comuns que se recusam a permanecer em silêncio diante das ameaças fascistas à nossa democracia e aos direitos humanos".