Internacional
Corrida de mísseis entre Rússia e EUA depende do destino do conflito ucraniano, diz analista russo
A implantação de sistemas de mísseis da Rússia e dos Estados Unidos depende em grande parte do curso do conflito ucraniano, disse à Sputnik Andrei Kortunov, especialista do Clube Internacional de Discussão Valdai e membro do Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia.
Kortunov destacou que, em caso de fim do conflito russo-ucraniano, é possível iniciar um diálogo sobre controle de armas.
Segundo ele, a corrida armamentista no segmento de sistemas de mísseis é inevitável, mas os planos concretos para sua implantação e uso dependerão da situação político-militar emergente.
"Se assumirmos que a fase ativa do conflito ucraniano terminará em um futuro próximo, isso significa que a motivação de ambos os lados para implantar tais sistemas de mísseis será menor, e se o conflito continuar, a motivação aumentará", ressaltou.
Neste contexto, continuou, os passos de Moscou agora serão em grande parte determinados não pela situação geopolítica, mas pelas capacidades de produção.
Kortunov sublinhou que com base na experiência de interação com o lado estadunidense, parece que, mesmo que as relações entre Moscou e Washington sejam melhoradas, isso não significa que os norte-americanos queiram negociar medidas de controle de armas.
Muito provavelmente, enfatizou, as negociações sobre esse tema só podem ocorrer após o fim do conflito ucraniano.
"Esperar que os Estados Unidos tomem alguns passos para o controle de armas, inclusive com a Rússia, sem qualquer avanço em outras áreas importantes para eles é improvável", finalizou.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que a Rússia não se considera mais limitada pela implantação de mísseis terrestres de médio e curto alcance, tendo Moscou constatado o desaparecimento das condições para a manutenção da moratória unilateral.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


