Internacional
Rússia ganha disputa global de influência apesar da pressão severa do Ocidente, diz mídia

A liderança russa está vencendo a corrida global por influência a longo prazo, pois o presidente russo Vladimir Putin fortaleceu os laços com os países do Sul Global, escreve a agência de notícias Bloomberg.
A agência destaca que a estratégia de Washington de pressionar Moscou na verdade demonstrou a posição fraca do lado estadunidense.
A Rússia, por sua vez, aumentou sua influência em diferentes regiões do mundo e alcançou novos sucessos no conflito russo-ucraniano.
"Putin aprofundou os laços com a Coreia do Norte, Irã e China, minou a influência dos EUA na África e no Oriente Médio e apoiou sistemas de pagamento para contornar o dólar", ressalta a publicação.
Além disso, aponta o artigo, a Rússia está produzindo mais projéteis de artilharia do que todos os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) juntos.
Conforme a agência, a produção de drones russos está crescendo rapidamente, enquanto a da Ucrânia continua limitada por financiamento insuficiente.
"Na disputa global de influência, Putin está indiscutivelmente jogando melhor um jogo longo", finaliza a publicação.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. O Kremlin afirmou que o fornecimento de armas à Ucrânia pelo Ocidente não contribui para as negociações e terá um efeito negativo.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE
Tribuna do Sertão retransmite Festival de Inverno de Palmeira dos Índios em homenagem à população
-
3FUTEBOL
CSA cobra investigação rigorosa após confusão no Rei Pelé
-
4FUTEBOL
Torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians entram em confronto na Dutra
-
5CULTURA
Festival de Inverno 2025 anima Palmeira dos Índios com quatro dias de música e arte