Economia
Pix permanecerá como uma infraestrutura pública digital, afirma Galípolo
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira, 6, que o Pix vai permanecer como uma infraestrutura pública digital. Esse modelo é importante para evitar que haja conflitos de interesse ao incluir ou retirar participantes do sistema, afirmou.
"Como a gente viu agora também, o Pix revela uma infraestrutura estratégica e crítica para o País, é uma segurança para o País que ele seja gerenciado e administrado para o Banco Central", disse o banqueiro central, durante um discurso no evento Blockchain Rio, no Rio de Janeiro.
Custo do crédito
No mesmo evento, Galípolo repetiu que é importante aumentar o nível de colateralização para reduzir o custo do crédito no Brasil. Ele vem afirmando que as taxas de juros cobradas do tomador são muito altas, o que diminui a eficiência da política monetária.
"O custo que as pessoas físicas e jurídicas pagam no crédito costuma ser, no Brasil, um múltiplo da Selic", disse o presidente do BC. "Conseguir reduzir essas fricções e apresentar garantias é a maneira correta de reduzir a percepção de risco para quem está concedendo crédito e conseguir reduzir o spread e reduzir a taxa de juros."
Galípolo também repetiu que o Pix em Garantia, que faz parte da agenda evolutiva do sistema de pagamentos, deve permitir a colateralização e reduzir o custo do crédito.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

