Economia
Comissão da Câmara aprova convite para encarregado de negócios dos EUA esclarecer tarifaço
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 6, um requerimento de convite para o comparecimento do encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para a prestação de esclarecimentos sobre o "tarifaço" estabelecido pelo presidente Donald Trump.
De autoria do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o requerimento aprovado solicita explicações de Escobar "acerca das declarações referentes à possível imposição de tarifas comerciais de até 50% sobre produtos brasileiros".
O requerimento também menciona "recentes tratativas do governo norte-americano com autoridades brasileiras que não integram formalmente a estrutura diplomática nacional" e cita como exemplo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na sessão da CFT, o presidente do colegiado, deputado Rogério Correia (PT-MG), defendeu explicações sobre "o porquê de os Estados Unidos estarem agindo dessa forma, sendo que eles têm superávit comercial com o Brasil".
Ainda não há data marcada para o comparecimento de Escobar. De acordo com Correia, há uma previsão de que o encarregado compareça no dia 13 ou no dia 20 de agosto, mas o colegiado ainda está alinhando a questão com a embaixada dos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


